Reações alérgicas, irritações, erupções… Essas palavras não são associadas a coisas agradáveis. Na verdade, elas provocam emoções completamente opostas. Alergias na pele têm várias formas. Porém, independente da forma que elas tomam, elas sempre incomodam a pessoa afetada. Além disso, a pele com alergias normalmente é confundida com pele sensível e, por esse motivo, esse tipo de sensibilidade é tratado de forma inadequada. Leia o artigo para saber as características do tipo de pele alérgica e como ela deve ser tratada.
Quais são as características da pele com alergia?
A verdade é que reações da pele com alergia e pele sensível a fatores agressores são similares – em ambos os casos, vermelhidão, coceira e erupções aparecem. A estrutura também é parecida: forte vascularização e desidratação. A coisa que diferencia a pele alérgica da sensível está conectada com o mecanismo do desenvolvimento da irritação. Irritações, que aparecem na pele alérgica, são desencadeadas pelos alérgenos. Eles penetram através da epiderme danificada e sua presença é sentida após algumas horas. Quando se trata de pele sensível, a reação ocorro no momento em que a substância irritante entra em contato com a pele.
É muito difícil cuidar da pele alérgica. Ela pode ser danificada por várias substâncias, começando de substâncias incluídas nos alimentos, passando por ingredientes de cosméticos até acabar na poluição urbana. Esse tipo de pele não consegue lidar com substâncias artificiais, conservantes, aditivos, fragrâncias ou corantes. Ela também pode ser muito prejudicada pelo ar condicionado, pela aplicação de grandes quantidades de cosméticos, assim como tratamentos intensivos e agressivos.
Como cuidar da pele com alergias?
Cuidar da pele alérgica é uma tarefa complicada. Porém, você deve fazer seu melhor para ajudar sua pele alérgica a ficar em boa forma. Os tipos mais apropriados de cosméticos serão aqueles disponíveis em uma farmácia ou prescritos por um dermatologista. Na verdade, os produtos devem ser hipoalergênicos, sem fragrâncias e com pH natural de 5,5. Tais cosméticos vão proteger a pele contra a ação dos agressores, aliviar irritações, umidade, agir de forma anti inflamatória e regenerar a barreira lipídica natural protetora da epiderme. O que é essencial é que todos os produtos devem pertecener a uma coleção de cosméticos, porque ela vai reduzir ou até minimizar o risco de irritações. Lembre-se também de não usar produtos esfoliantes das células da pele e sim loções faciais delicadas e preparados dermatológicos. Produtos de cuidado para o dia devem incluir protetores solares naturais. Pode ser feito bom uso de esfoliantes enzimáticos e máscaras faciais emolientes.