Assim como o cabelo e a pele, o couro cabeludo precisa de sua aenção também. Se você não dá o que ele precisa, o couro cabeludo pode não só começar a coçar como também pode ocorrer a queda do cabelo num ritmo acelerado. Muitas vezes, as pequenas casquinhas que caem da sua cabeça são consideradas como caspa erroneamente, quando na verdade são um sinal de que o couro cabeludo está ressecado. Continue lendo para aprender quatro truques simples que vão te trazer alívio para o couro cabeludo.
Couro cabeludo ressecado – causas
Naturalmente, as razões para um couro cabeludo estar ressecado são muitas, mas as mais comuns entre elas são:
- produto ou tratamento errado para os cabelos
- abuso de química (tingir, descolorir) ou fontes de calor ( secador, chapinha)
- Dieta alimentar insuficiente
- álcool, cigarros
- descontrole hormonal
- algumas doenças (diabetes, asma)
Melhores tratamentos caseiros para couro cabeludo ressecado
Desenvolver bons hábitos, usar o produto de cabelo correto e começar a testar remédios caseiros vão te ajudar a trazer alívio ao couro cabeludo ressecado. Descubra quatro tratamentos caseiros que vão devolver a hidratação ao seu.
1. Shampoo suave
O couro cabeludo delicado necessita que você seja gentil com ele. Para prevenir irritação, use somente shampoos suaves que são formulados com agentes de limpeza que limpam de forma mais gentil e com ingredientes naturais. Tente evitar shampoos que contém limpadores profundos como sulfatos – isso vai ajudar você a prevenir a irritação. Ao invés disso lave seu cabelo com um shampoo hidratante que é dedicado a um couro cabeludo seco e sensível. Produtos desse tipo comumente incluem substâncias responsáveis por trazer alívio a um couro cabeludo problemático.
2. Dieta balanceada
A comida que você consome diariamente tem um impacto enorme no seu cabelo e na saúde do seu couro cabeludo. A quantidade mínima de água que você deve consumir por dia quando adulto é 2 litros. Você precisa seguir essa orientação para manter seu corpo – incluindo o couro cabeludo – hidratado. Consumir vitaminas e nutrientes também têm um grande papel na hora de manter seu couro cabeludo saudável. Confira se você consome zinco, magnésio, selênio e ferro o suficiente. E mais ainda, se você se preocupa com seu couro cabeludo, se certifique de sua dieta é rica em ácidos graxos e vitaminas E e H. Eliminar os doces e comidas altamente processadas também ajuda muito. Sua dieta alimentar diária precisa ser composta por produtos alimentícios como frutas, vegetais, nozes, óleos vegetais e peixes . E por último, você deve abandonar o uso de estimulantes, pois já foi provado que eles têm um efeito negativo não só no couro cabeludo e cabelo, como também em todo o organismo.
3. Aplique vinagre
Além de balancear o pH do couro cabeludo, o vinagre de maçã lida com bactérias e fungos que pioram o ressecamento do couro cabeludo. Por essa razão, é recomendado que você compre especificamente o vinagre de maçã – você encontra em praticamente todos os supermercados por um ótimo preço. Quando estiver em casa, prepare uma misturinha. Use 50 ml de vinagre de maçã para 2 litros de água. Derrame a mistura em todo o seu cabelo. Ainda que o vinagre de maçã possua um cheiro intenso, ele se esvai rapidamente. A boa notícia é que aplicar vinagre também ajuda a combater a caspa, caso você tenha.
4. Suco de limão
O último remédio caseiro para o couro cabeludo ressecado é o suco de limão que vai te ajudar a lidar com o excesso de oleosidade. Quando você regular o trabalho de suas glândulas sebáceas, o problema do couro cabeludo ressecado vai desaparecer também. Como fazer uma máscara de suco de limão? Combine 3 colheres de suco de limão fresco com 2 colheres de iogurte natural. Passe a mistura no couro cabeludo e deixe agir de 10 a15 minutos. Use água morna para enxaguar a mistura. Além de tratar o ressecamento do couro cabeludo, o suco de limão também reduz a queda de cabelo e alivia a coceira.