E se combinarmos os negócios com o prazer e limparmos os dentes de uma forma aromaterapêutica enquanto nos alimentamos? Certamente soa incrível, porém é possível. É suficiente consumir os produtos alimentícios corretos que limpam a cavidade oral de forma natural.
Grande parte da população acha que escovar os dentes com apenas pasta de dentes é suficiente para manter a cavidade oral limpa. Os mais vigorosos também usam fio dental ou limpador bucal. Porém, o processo de limpeza dos dentes não deve acabar nesse estágio. Também podemos interferir com a flora bacteriana na cavidade oral com alimentos que consumimos. Uma dieta que escova os dentes depende de introduzir no que comemos tais produtos que naturalmente mantém a cavidade oral em boa condição. Que tipo de produtos são esses?
Produtos alimentícios que escovam os dentes são, principalmente:
- Morango, abacaxi – esses alimentos agem como branqueadores por causa do seu conteúdo ácido (uma substância utilizada em pastas de dentes branqueadoras) e bromelaína (um removedor de manchas natural). Ambas as substâncias dissolvem as descolorações que acontecem nos dentes por causa do consumo de café e chá.
- Couve-flor, pepino – estes tem características antibacterianas e de limpeza. Comer uma couve-flor pode ser comparado a utilizar uma borracha; ambos os produtos se concentram em remover elementos indesejados de uma superfície. Quando se trata do pepino, ele aumenta a circulação sanguínea nas gengivas devido às suas fibras características.
- Maçã, vagem, aipo – eles são bons na limpeza e agem como antibacteriano. Desde muito tempo atrás, a maçã tem sido considerada uma escova de dentes naturais e, devido aos ácidos inclusos nela, ela é capaz de eliminar a bactéria que vive nos dentes. De forma similar, funcionam os dois vegetais restantes.
- Melancia, kiwi, laranja – ajudam a manter a gengiva em boa condição devido à nutrição. A vitamina C, um dos antioxidantes naturais, tem um papel especial em diminuir o risco da periodontite e diminuir o processo de envelhecimento.
- Espinafre, alface, couve (folha de couve) – esses vegetais folhosos são aliados na luta contra o mau hálito. Eles contém beta-caroteno, que se transforma em vitamina A pelo organismo. Isso, por sua vez, regula a produção de saliva, o que diminui o risco do mau hálito.