O batom é aquele cosmético que começamos a testar desde criança. Para algumas mulheres, o batom é a única maquiagem necessária. Ele pode melhorar consideravelmente a aparência dos lábios com tecnologias que aumentam os lábios, camuflando qualquer assimetria, enfatizando a cor natural dos lábios ou o contrário – dando uma cor completamente diferente. Como escolher o melhor batom, já que as opções são inúmeras e como guardar o produto para que dure por um bom tempo? Como e quando esse cosmético passou a ser usado?
Quando o batom foi criado?
O ato de pintar os lábios tem uma longa história que data de muito tempo atrás. O papel do batom era exercido por simples pigmentos como os de besouros mortos ou fragmentos de rocha. O batom moderno surgiu em 1915 e criou um grande estardalhaço na indústria cinematográfica, se tornando um importante atributo para atores do cinema mudo em preto e branco. Desta forma, os produtores dessa época conseguiam tornar mais fácil para os espectadores a visualização das expressões faciais dos atores, já que os lábios mais escuros se destacariam mais do que lábios com uma cor natural.
Graças a Elisabeth Arden o batom passou a não ser mais usado exclusivamente por estrelas do cinema, mas também por mulheres comuns. Ela também foi responsável por expandir a cor dos batons para alguns tons de vermelho.
Muito mudou desde então. Podemos escolher entre batons em bala, líquido, lápis, entre outros, de todas as cores que você possa imaginar. Além disso, os batons possuem vários tipos de propriedades e você pode testar milhões de marcas diferentes. Então como escolher o batom correto?
Como escolher um batom?
A cor e as propriedades de um batom são os critérios chave na hora de escolher esse cosmético.
1. A cor do batom
A variedade de cores é imensa – os batons podem ter cores clássicas como tons de vermelho, rosa, nude e também outras inteiramente extravagantes como preto, violeta ou verde. A cor escolhida vai depender exclusivamente de preferências individuais. No entanto deve sempre se adequar à ocasião (uma caminhada matinal na praia, jantar romântico num restaurante chique, noite na balada).
2. As propriedades do batom
Eles podem ser matte, gloss, à prova d’água, de longa duração. No entanto muitas mulheres escolhem os batons hidratantes que além de dar cor também oferecem nutrição.
As propriedades também são também outra razão pela qual você deve escolher seu batom de acordo com suas necessidades. Algumas mulheres desejam lábios bonitos a noite toda, já outras não querem que o batom resseque seus lábios.
Como guardar seu batom?
A temperatura no ambiente onde você guarda seu batom nunca deve ultrapassar 30° C – mesmo que o batom não esteja derretendo, isso pode afetar sua durabilidade. O melhor é manter o batom em local fresco, à sombra, ou pelo menos longe deo sol e outras fontes de calor.
Você nunca deve usar seu batom depois de vencido. Em cada aplicação, o produto entra em contato com seus lábios e saliva, sem possibilidade de limpeza. Para aumentar a durabilidade do produto e proteger você de uma infecção bacteriana, considere aplicar o batom com um pincel e lavá-lo a cada aplicação.
Os tipos de batom
Você pode agrupar os batons de acordo com formato ou propriedades; você tem o clássico batom em bala, o líquido com aplicador, batom em lápis, em creme etc.
O batom em bala ou o batom líquido com aplicador dispensam apresentações, porque todos já usaram pelo menos uma vez na vida. O produto com formato cilíndrico é conveniente e não precisa de aplicadores. É diferente do batom em barra, o qual necessita de um pincel para aplicação. Claro que você pode usar as pontas dos dedos, o que é pouco higiênico e nada preciso.